Terraria1.png

Sumário Editar

Terraria é um RPG de ação e aventura independente produzido pela desenvolvedora de jogos Re-Logic. Tendo como objetivo a exploração, coleta de recursos e combate contra diversos monstros, Terraria se tornou uma verdadeira febre, vendendo aproximadamente 50 mil cópias no seu dia de lançamento. 

Lançado no dia 16 de Maio de 2011, Terraria apresenta um protagonista sem nome, comumente chamado de Terrariano. A aventura do mesmo se inicia em uma ilha que se divide em 2 partes: A comum e a corrompida. Podendo variar de Crimson para Corrupção, e a sua missão é purificar o mundo, em poucas palavras, fazer com que o Hallow seja o bioma predominante nesta ilha. Em meio a isso existem eventos específicos como Lua Sangrenta, Eclipse e até mesmo Natal, que trazem criaturas cada vez mais poderosas e resistentes. Além dos chefes, que são o que dá continuidade ao jogo. 

Terminologia Editar

NPC.png

Um NPC ou Non-Player Character (Personagem Não-Jogável) é um personagem automatizado que fará serviços para os jogadores. A maioria dos NPCs são vendedores, isto é, venderão itens em troca de dinheiro, e vice-versa. Eestes são:

Guide.png

Guia: O primeiro NPC encontrado no jogo, aparecendo na ilha juntamente do protagonista. Não há muito o que falar sobre ele, a sua função é dar dicas, ensinar receitas de criação e ensinar a conseguir outros NPCS.

Merchant.png

Mercante: Este aparece quando todos os jogadores têm pelo menos 50 moedas de prata no inventário. Como o nome indica, ele vende ferramentas básicas e suprimentos.

Nurse.png

Enfermeira: Aparece logo depois do Mercante, quando o jogador estiver com pelo menos 100 de vida. A enfermeira restaura completamente a vitalidade do jogador e tira status em troca de dinheiro.

Demolitionist.png

Demolinista: Assim como a enfermeira, só aparece depois do Mercante, se o jogador possuir algum explosivo no inventário. O demolinista vende explosivos dos mais variados tipos, indo de granadas até dinamite.

Dye Trader.png

Vendedor de tintas: Aparece se o jogador possuir uma planta estranha no inventário, ou se o mesmo tiver derrotado qualquer chefe do modo difícil. Como o nome indica, ele vende tintas e uma máquina para fazer tinta.

Dryad.png

Dríada: Aparece logo depois que o jogador derrotar qualquer chefe antes do modo difícil. Ela dá explicações sobre os biomas e vende itens como sementes do Hallow, Crimson e Corrupção, além de sementes de outros biomas dependendo da localização.

Arms Dealer.png

Vendedor de armas: Aparece se o jogador possuir alguma arma de fogo ou munição no inventário. Como o nome indica, ele vende armas, munição e peças para armas.

Clothier.png

Alfaiate: Aparece após a derrota de Skeletron. O alfaiate vende roupas dos mais diversos tipos.

Angler.png

Pescador: Encontrado perto do mar. Ele dá missões ao jogador, e como recompensa ele dá itens que incrementam a habilidade de pesca do jogador.

Stylist.png

Estilista: Encontrada no ninho das aranhas. Ela pode modificar o cabelo do jogador e vender tintas para cabelo.

Painter.png

Pintor: Aparece quando existem pelo menos 7 NPC's hospedados. Ele vende tintas, papéis de parede e ferramentas que facilitam a pintura.

Mechanic.png

Mecânica: Encontrada no calabouço de Skeletron. Ela vende fios, alicates, ferramentas no geral e outras coisas para criar mecanismos como alavancas, botões e repetidores.

Goblin Tinkerer.png

Goblin funileiro: Encontrado em cavernas depois da derrota do exército Goblin. Ele vende acessórios como botas foguete, ganchos e uma estação para fundir acessórios. Além disso ele pode reforjar itens.

Witch Doctor.png

Doutor Bruxo: Aparece após a derrota da Abelha Rainha. Ele vende a zarabatana, além de equipamentos para invocadores e fontes.

Tavernkeep.png

Barman: Encontrado após a derrota do Comedor de Mundos ou Cérebro de Cthulhu. Ele vende itens que invocam e ajudam na luta contra o Exército do Antigo, a maioria dos seus itens são comprados por Medalhas do Defensor, exceto cristais e cerveja.

Party Girl.png

Líder de torcida: Pode aparecer enquanto existem pelo menos 8 NPC's hospedados. Ela vende itens relacionados à festas e eventos.

Wizard.png

Mago: Encontrado em cavernas do modo difícil. Ele vende itens mágicos, além de materiais e armas mágicas.

Pirate.png

Pirata: Aparece depois da derrota da Invasão Pirata. Ele vende canhões e outros itens relacionados à piratas.

Steampunker.png

Steampunker: Aparece depois da derrota de qualquer chefe mecânico. Ela vende a mochila à jato, o Clentaminador, o Teleportador e outros.

Cyborg.png

Ciborgue: Aparece após a derrota de Plantera. Ele vende nanites, o lança-foguetes, e minas de proximidade.

Truffle.png

Truffle: Aparece em uma casa construída no bioma dos cogumelos no modo difícil. Ele vende o automartelo, a lança de cogumelo e outros itens baseados em cogumelos.

Tax Collector.png

Cobrador de impostos: Aparece quando o jogador purifica uma alma torturada no submundo. Ele coleta 50 moedas de cobre de todos os NPC's, estas podem ser coletadas pelo jogador.

Traveling Merchant.png

Vendedor ambulante: Pode aparecer aleatoriamente de dia. Ele vende um conjunto de itens aleatórios diferente a cada aparição.

Skeleton Merchant.png

Esqueleto mercante: Encontrado aleatoriamente no subsolo. Ele vende itens como Luvas de Iôiô, contra-pesos, lanternas mágicas e outros itens baseados no ciclo lunar.

Santa Claus.png

Papai Noel: Aparece depois que a Legião Gelada é derrotada, entre os dias 15 e 25 de dezembro. Ele vende itens e decorações natalinos.

Steamworkshop webupload previewfile 371666337 preview.png

Almas são materiais encontrados no modo difícil. Diferente de outros itens que são largados por inimigos, as almas não são afetadas pela gravidade, elas flutuam no local onde o ser foi morto. Para inimigos maiores e chefes, estas são geralmente a cabeça do inimigo, independente do local onde o último ataque acertar. Existem 7 tipos de almas, e estes são:

Soul of Flight.gif

Alma do ar: Usada para criar asas. Estas podem ser achadas no céu, ao matar Wyverns. Junto com as almas da Luz e Escuridão esta é uma das mais comuns dentro do jogo.

Soul of Light.gif

Alma da luz: Usada na criação de armas e invocadores. Esta pode ser achada ao matar qualquer inimigo no bioma Hallow com pelo menos 33% de chance de aparecer uma.

Soul of Night.gif

Alma da escuridão: Também usada na criação de armas e invocadores. Esta pode ser achada ao matar qualquer inimigo nos biomas Corrupção e Crimson com pelo menos 36% de chance de aparecer uma.

Soul of Might.gif

Alma do poder: Usada na criação de armas e armaduras. Esta é obtida após derrotar o Destruidor.

Soul of Sight.gif

Alma da visão: Também usada na criação de armas e armaduras. Esta é obtida após derrotar os Gêmeos.

Soul of Fright.gif

Alma do terror: Também usada na criação de armas e armaduras. Esta é obtida após derrotar Skeletron Prime.

Soul of Blight.png

Alma do mal: Também usada na criação de armas e armaduras. Esta é obtida após derrotar Ocram.

300px-Corrupt Desert Biome.png
Fazendo o mundo mal...

The Corruption, ou A Corrupção em português, é um ambiente hostil onde o solo é contaminado pela “corrupção”. Esta corrupção se espalha contaminando todos os blocos de terra e árvores. Neste solo contaminado, o mal germina, tornando difícil a sua travessia. Na Corrupção, podem ser encontrados as Deathweed. O pó de purificação pode ser utilizado no solo contaminado para transforma-lo em um solo “saudável” novamente e o Girassol pode ser colocado para impedir que a contaminação se espalhe ainda mais.

300px-Crimsoned Desert.png
Fazendo o mundo sangrento...

O Crimson é um ambiente hostil onde o solo é contaminado por sangue, onde todo o bioma é baseado nisso. O sangue se espalha por todo o solo, árvores e água do bioma original. Dentro deste ambiente existem vários seres "sangrentos" que, assim como os da corrupção, dificultam a travessia. O método de purificação é o mesmo que o da Corrupção.

300px-Hallowed Desert.png

O Hallow ou Bioma Sagrado é um ambiente puro, entretanto, também apresenta perigos. A pureza se espalha por todo o solo, árvores e água do bioma original. Dentro deste ambientes existem vários seres de natureza "pura", mesmo assim, todos são altamente poderosos e perigosos.

Poderes do verso Editar

Energia destrutiva Editar

  • Um verso bastante diversificado. Onde monstros "normais" chegam a Parede, enquanto monstros mais poderosos vão de Edifício a Quarteirão como mini-chefes. Chefes e o Terrariano em si são bastante poderosos, onde mesmo antes do modo difícil ser desbloqueado já existem personagens Cidade a Ilha, a partir do modo difícil os chefes ficam muito mais poderosos, indo de Ilha Grande até Lua.

Resistência Editar

  • Praticamente o mesmo que o anterior. 

Velocidade Editar

  • Não há muito o que dizer aqui, personagens inferiores chegam até velocidades Supersônicas, enquanto mini-chefes chegam a ser Massivo hipersônicos com facilidade. Os chefes mais poderosos e rápidos chegam a velocidades Sub-relativísticas ou até mesmo Velocidade da luz. 

Habilidades Editar

  • Um verso altamente versátil, onde as habilidades mais básicas vão de Maestria no uso de armas de fogo, brancas, arremessáveis, combate corpo-a-corpo e outras. Indo até coisas como Voo por equipamentos e natural, Manipulação da luz e trevas, Manipulação mental (Sentimentos) e Manipulação elemental (Todos os níveis). Existem também vários usuários de Cinética (Todos os tipos), Técnicas de pulo, Incrementação de atributos e até mesmo Manipulação de almas e gravidade. 

SupervisoresEditar

Personagens Editar

NPCsEditar

InimigosEditar

Mini-chefes Editar

Chefes Editar

OutrosEditar

Também no FANDOM