FANDOM


Nintendo Logo

Sumário

Main-3ds-logo-Recuperado

A Nintendo Company, Limited. (任天堂; Rōmaji: Nintendō) é uma empresa japonesa fabricante de jogos eletrônicos. Ela é uma das maiores empresas da indústria e também um dos grandes símbolos mundiais devido ao seu sucesso de venda e extenso trabalho na criação de personagens carismáticos com o público.

A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi dia 23 de setembro de 1889 no Japão e fabricava cartões artesanais de um tipo de baralho tradicionalmente japonês chamado Hanafuda, em meados de 1970, foi apenas após a empresa começar a perder mercado para fabricantes de jogos eletrônicos como Bandai e Atari, que a Nintendo entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com uma tela de cristal liquido, chamados Game & Watch. O então criador Gunpei Yokoi daria início à era digital da empresa que prosseguiria ao longo das décadas de 1970 e 1980, com a fabricação de fliperamas. Mas os fliperamas da Nintendo não emplacavam nos Estados Unidos.

Shigeru Miyamoto, um designer trabalhando desde 1977 na empresa, fora chamado para criar um jogo que pudesse usar os gabinetes do malsucedido Radar Scope. Miyamoto, que não entendia nada de tecnologia, criou um game sobre um marceneiro chamado Jumpman que salvava sua namorada de um gorila. Donkey Kong, lançado em 1981, foi um sucesso, e revelou dois personagens: o gorila-título, Donkey Kong, e Mario, que se tornaria o encanador mascote da empresa.

Após outros arcades bem sucedidos, como Donkey Kong Jr. e Mario Bros, a empresa resolveu investir num console, o Famicom (Family Computer) foi lançado no Japão em 1983, e em 1985 foi lançado nos Estados Unidos com o nome NES (Nintendo Entertainment System). O NES é apontado por "salvar" a indústria de videogames que tinha entrado em crash no ano de 1983, vendendo cerca de 60 milhões de consoles. Desde então a Nintendo vem lançando inúmeros consoles, garantindo sua permanência no mercado, desde consoles de mesa que vão desde o Super Nintendo até o Nintendo Wii U, até os videogames portáteis que vão do Gameboy até o Nintendo 3DS. Ao longo dos anos, a Nintendo ainda foi a responsável pela criação de várias franquias de destaque, que atraem principalmente jogadores casuais. Algumas de suas principais franquias são: Super Mario, The Legend of Zelda, Metroid, Super Smash Bros e Hoshi no Kirby. Alguns jogos notáveis da empresa incluem Super Mario Galaxy (Wii), The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64/GameCube/3DS), Super Smash Bros. (N64), Super Mario Bros. (NES), Super Metroid (SNES/GBA), Kirby Super Star (SNES/DS), Metroid Prime (GameCube), Super Mario World (SNES) e The Legend of Zelda: Majora's Mask (N64/3DS).

Poder do verso

Força e Resistência: Esse Multiverso é incrivelmente forte, diferente do que a grande maioria pensaria, os níveis mais fracos do verso variam entre o Nível Pequeno Edifício e o Nível Múltiplas Construções. Grande parte dos personagens desse verso possui o Nível Planetário, ou apresentam artefatos capaz de tal feito, conseguindo destruir planetas por completo, sem apresentar dificuldade. Por outro lado, há inúmeros personagens e artefatos cujo nível pode variar entre Múltiplas Galáxias e Universal, tais como a Master Hand em Super Smash Bros ou Magolor em Hoshi no Kirby. Artefatos e itens neste mesmo nível podem ser encontrados em várias franquias como Super Mario Galaxy ou Hoshi no Kirby, como a Coroa Mestra em Kirby's Return to Dreamland e a Grand Star em Super Mario Galaxy. Entretanto, os mais poderosos nesses versos facilmente ultrapassam o nível de destruição Universal, sendo capazes de atingir o Nível Baixo Multiversal, como o Dark Dragon em Earthbound, até o Nível Multiversal e Infinito Multiversal, apresentando personagens como Dimentio em Super Paper Mario e Dreamy Bowser em Mario & Luigi: Dream Team. O verso possui ainda uma força capaz de manter todo o Multiverso junto, chamada de "A Força", sendo apresentada pela primeira vez, por Rosalina, como uma força que une a todos, que desafiando o tempo e o espaço, para o qual nem as leis do universo podem parar.

Velocidade: No Nintendoverso a velocidade varia muito entre os personagens, muitos desses, em séries como The Legend of Zelda, conseguem alcançar a Velocidade de Massivo Hipersônico+, como o herói da franquia, Link ou o impiedoso Ganondorf. Contudo, em outras franquias a grande maioria dos personagens apresenta a velocidade Massivo SVL+ como predominante, personagens como Samus Aran em Metroid, Meta Knight em Kirby, ou o próprio Mario, facilmente ultrapassam a Velocidade da Luz, seja em combate, em movimento, ou reação, chegando à viajar milhares de anos luz em poucos segundos. Os mais poderosos de todas as franquias podem chegar a apresentar velocidade Imensurável, como Dimentio ou Paper Bowser, que demonstraram a capacidade para se mover em um contínuo Espaço/Tempo destruído. É possível ainda encontrar dois personagens que apresentam Onipresença, embora que em escalas diferentes, sendo esses no caso Giygas, em Earthbound e A Força, apresentado pela primeira vez em Super Mario Galaxy, a qual foi dita por ter a capacidade de unir tudo.

Poderes e Habilidades: Os poderes mais comuns no Nintendoverso são Manipulações Elementais, como fogo, água, gelo, terra, eletricidade, ar, luz e trevas. Praticantes de artes marciais podem ser encontrados em qualquer uma dessas franquias, como Knuckle Joe (Kirby), Poo (Earthbound), Jinx (Super Mario RPG), entre outros. Muitas dessas franquias apresentam usuários com um alto nível de magia e habilidades mágicas num geral, tais como Dimentio (Super Paper Mario), Kamek (Super Mario), Twinrova (The Legend of Zelda), Magolor (Hoshi no Kirby), bem como a Tribo dos Anciãos (Super Paper Mario) e os 7 Sábios (The Legend of Zelda). Poderes e Habilidades como Voo, Duplicação, Selamento, Manipulação de Almas, Manipulação da Realidade, Incrementação de Durabilidade e Velocidade, Longevidade, Elasticidade, Mimetismo Animal, Teletransporte, Telecinese, Clonagem, Ilusionismo, Manipulação Mental, Possessão, Regeneração, Invulnerabilidade, Invencibilidade, Intangibilidade, Imortalidade e Maestria no uso de armas do mais diverso tipo, costumam a ser poderes bastante comuns para cada uma das franquias. Vários personagens se demonstram aptos à capacidade de Criação e Destruição, Manipulação do Espaço/Tempo, Matéria e Energia, Anti-Matéria e Matéria Escura. A capacidade de criar artefatos mágicos usadas para banir o mal se demonstra novamente presente em muitas dessas ditas franquias. Possivelmente, a arma mais poderosa, para qualquer franquia presente nesse Multiverso, é a Emoção, a partir desta, é possível criar artefatos existenciais, como ocorreu em Super Paper Mario, sendo assim gerados os Corações Puros e o Coração do Caos.

Séries

Mario Characters

48

Poke Logo

31

Earthbound hi res logo by zshock

Donkey Kong Title

9B28B9D08

AEv8WZk

Super Smash Bros. Logo

F-ZeroLogo

Animal-Crossing-Logo

Shinonigashima boxarts

TheLegendaryStarfy logo.svg

Star Fox series logo

Punch-Out!! series logo

Kid Icarus logo

Game and watch logo.svg

Pikmin logo

Splatoon Logo

Xenoblade Chronicles Logo

Logo

GoldenSun LogoLo

JYrtYtN

Regras

Devido à uma série de fatores, é impossível atribuir uma cronologia oficial para todo o 'Nintendoverso', apesar de certas franquias terem uma linha cronológica oficial de eventos (The Legend of Zelda, Xenoblade, Metroid, entre outras), entretanto, algumas como Mario ou Kirby não seguem a mesma lógica e, tentar estabelecer uma cronologia para tais franquias seria impossível, graças à uma série de informações que bagunçariam completamente tais obras. Por muitas vezes, tais problemas encontram-se nos próprios jogos e dificultam o trabalho de estabelecimento de um canon oficial. 

Supervisores

Personagens

Super Mario

The Legend of Zelda

Metroid

Hoshi no Kirby

Earthbound

Fire Emblem

Star Fox

Animal Crossing

Punch-Out!!


F-Zero

Kid Icarus

Xenoblade Chronicles

Pikmin

Custom Robo

Golden Sun

Shin Onigashima

The Legendary Starfy

Splatoon

Arms

Game & Watch

Super Smash Bros.


Notas

  1. Apesar de não ser unicamente da Nintendo, assim como Kirby (que é da HAL) ou Golden Sun, Pokémon é uma franquia exclusiva dos consoles e portáteis da Nintendo e participa ativamente de outras franquias como Mario ou Kirby, bem como também sempre participa de cross-overs como Smash Bros, entretanto, terá sua própria página de franquia, graças ao tamanho absurdo que o verso de Pokémon apresenta.
  2. Algumas evidências que apontam que a Nintendo é um multiverso compartilhado.