Mario - Mario Party 10

SMW2 BabyMario

Mario tiny render walk

Ani smwmariosmall

Mario Paper Jam

Paper Mario The Thousand-Year Door Hammer Artwork

SMO Art - Mario

It's-a me, Mario!

Sumário

Mario (マリオ, Mario) é o personagem principal e protagonista da longa e bem-sucedida franquia Mario. Ele foi criado pelo designer japonês Shigeru Miyamoto e também serve como o principal mascote da Nintendo.

Mario fez sua primeira aparição como protagonista do jogo de arcade Donkey Kong, lançado em 1981. Desde Super Mario Bros., suas habilidades de marcas ter sido o seu salto, com a qual a maioria de seus inimigos derrota; e sua capacidade de ganhar poderes com uma infinidade de itens, como o Super Mushroom, Fire Flower e Super Star.

Jogos têm geralmente retratado como um personagem silencioso sem uma personalidade distinta (Fortune Street é uma notável exceção).

De acordo com a filosofia da Nintendo, isso permite que Mario para caber em muitos gêneros e papéis diferentes. Na maioria dos jogos, ele é o herói que vai em uma aventura para salvar a Princesa Peach do Bowser, mas ele tem sido demonstrado fazer muitas outras atividades além de aventureiros, como corridas, esportes ou mesmo aventuras cósmicas.

Poderes e Status

Hierarquia: 7-C para 7-A. | 6-B para 4-A. | No mínimo 4-A.

Nome: Mario.

Franquia: Super Mario/Nintendo.

Gênero: Masculino.

Classificação: Humano.

Idade: 24 a 25 anos

Poderes e Habilidades: Características Físicas Sobre-Humanas, Técnicas de Pulo, Versatilidade, Reflexos Aprimorados, Estratégia e Investigação, Técnicas de Treinamento e Combate, Imobilização, Maestria com Armas (Martelos, Adesivos, Ferramentas Mecânicas, Tesouras, Grampeadores e todo tipo de arma branca), Ground Pound, Linguagem Corporal (Avançada), Projéteis, Transmorfismo, Obtenção de Informações (Tattle), Habilidades de Papel, Manipulação de Dimensões Geométricas, Clonagem (Clone Jump), Reflexão de Ataques (Tail), Manipulação de Explosões (Boomer), Danmaku (Barry), Levitação (Carrie), Voo, Ataque Fatal, Negação de Resistência (Purity Heart, Star Power), Negação de Poderes (Star Beam), Invocação, Manipulação de Almas, Manipulação Animal, Ressurreição, Manipulação Elemental (Fogo, Água, Gelo, Terra, Ar, Ouro, Nuvens e Vapor em Nível 1), Manipulação de Metais, Possessão (Tipos: D, E, F e G), Remoção do Campo de Batalha, Banimento, Selamento, Criação de Campos de Força, Manipulação de Terremotos (Earth Tremor, Hammer Smash), Manipulação da Temperatura, Manipulação do Clima, Manipulação do Som (Trumpet, Piccolo), Criação de Portais, Teletransporte, Aumento e Redução de Status, Drenagem de HP, Paralisia, Envenenamento, Indução de Tontura, Indução de Confusão, Indução de Sono (Sleepy Shep, Baahammer, Car Battery, Luxurious Bed), Indução de Status Negativo, Mimetismo (Animal, de Molas, de Balões, Metálico e Elétrico), Cura, Transmutação, Sucção (Vacuum), Absorção, Manipulação do Tamanho (Mega Star, Dottie), Magia, Imortalidade (Tipo D), Intangibilidade (Tipo 1 via Boo Mushroom, Vanish Cap e Repel Gel), Invisibilidade, Manipulação da Luz (Kersti), Camuflagem, Manipulação de Papel, Manipulação de Tinta, Manipulação Corporal, Invulnerabilidade, Invencibilidade, Adaptação Sub-Aquática, Telepatia (Pode comunicar-se telepaticamente com Luigi), Manipulação da Probabilidade (Close Call, Lucky Day, Pretty Lucky), Toon Force, Interação com a 4ª Parede, Acausalidade, Criação, Manipulação do Espaço-Tempo, Manipulação da Realidade, Poder de Autor (Via Paperize), Resistência (A Envenenamento, Eletricidade, Nada, Vácuo, Temperatura, Tontura, Indução de Sono e Manipulação de Tamanho, Gravidade, Manipulação Elemental, Magia, Indução de Medo, Indução de Sono, Ataque Fatal, Nulificação de Poderes e Indução de Status Negativo), pode neutralizar o nada, pode quebrar Campos de Força, pode revelar coisas invisíveis, todos os poderes fornecidos pelos Corações Puros.

Estado Dimensional: 3 Cordas.

Energia Destrutiva: No mínimo Nível Vilarejo (Casualmente destruiu o castelo de Larry) para Nível Montanha (Mantém-se em combate com Kamek, que criou um tornado com esse tamanho) | Nível País (Combateu Bowser, que derrotou Dark Bowser, que teria destruído todo o Reino dos Cogumelos) a Nível Multi-Estelar (Mantém-se em combate com Antasma e Kamek. Comparável a Dreamy Luigi, que pode manipular constelações). Possivelmente maior (Mantém-se em combate com Dreamy Bowser, Antasma e Zeekeeper) | No mínimo Nível Multi-Estelar (Comparável a Bowser com as Power Stars, e a vários inimigos com artefatos equivalentes. As Power Stars têm poder para criar vários mundos em quadros, a maioria dos quais tinham tamanho suficiente para abrigar no mínimo constelações). Possivelmente maior (Pode manter-se em combate com Bowser alimentado pela Grand Star, um artefato cósmico que tem poder para redefinir o universo inteiro).

Velocidade: Massivo Hipersônico (Pode ultrapassar lasers e raios. Capaz de atravessar várias ilhas em poucos segundos) com reações Sub-Relativísticas (Pode realizar ações quando atirado pelo Bye Bye Cannon) | MSVL+ (Comparável a Dreamy Luigi que pode atravessar constelações em segundos) | MSVL+ (Pode se manter com Grand Star Bowser, que viajou de Mushroom Kingdom ao Centro do Universo em segundos. Comparável a Lumas e às Power Stars, que podem cruzar galáxias em segundos).

Força de Levantamento: Pelo menos Classe G (Sem esforço ergueu um castelo).

Força do Soco: Variável.

Resistência: Nível Vilarejo para Nível Montanha | Nível País a Nível Multi-Estelar. Possivelmente maior | No mínimo Nível Multi-Estelar. Possivelmente maior.

Estamina: Extremamente Alto.

Alcance: Vários metros com equipamentos.

Inteligência: Extremamente Inteligente, possui várias profissões incluindo doutorados. Experiente em combate.

Fraqueza(s): Nenhuma notável.

Equipamentos

Armas

  • Martelo: Um enorme martelo que pode ocasionar terremotos. ao ser usado Serve como arma para atacar praticamente qualquer inimigo. Há várias variantes desse equipamento, tais como Super Martelo, Ultra Martelo, Marretas e outros.
  • Luvas: São acessórios variados que podem aumentar exponencialmente a potência dos socos de Mario e sua força. Dependendo delas, podem aumentar também o tamanho das mãos de Mario quando ataca.
  • Botas: Esses itens aumentam a potência dos pés de Mario, tornando-o mais rápido e seus pulos mais altos. Seu ataque aumenta significativamente.
  • Cascos: São cascos de várias espécies de tartarugas, como Koopas e Troopas. Ao usá-los, Mario atira um casco em seu alvo, ferindo-o e destruindo-o.

Armaduras

  • Macacão: Uma roupa que possui várias variantes, que da aumenta a resistência de Mario e da imunidade a vários tipos de ataque.
  • Armaduras: Tornam Mario imune a todo tipo de ataque que não exige impacto, e reduz o dano de ataques físicos a um número próximo a zero. As principais são a Super Suit e Lazy Shell.

Emblemas
Devido a um número excessivo de emblemas, eles não serão listados para evitar a poluição visual da página. Para ver uma lista completa, consulte a Super Mario Wiki: The Mario Encyclopedia.[1]

Acessórios
Devido a um número excessivo de acessórios, eles não serão listados para evitar a poluição visual da página. Para ver uma lista completa, consulte a Super Mario Wiki: The Mario Encyclopedia.[1]

Vestimentas
Devido a um número excessivo de vestsimentas, eles não serão listados para evitar a poluição visual da página. Para ver uma lista completa, consulte a Super Mario Wiki: The Mario Encyclopedia.[1]

F.L.U.D.D.: Flash Liquidizer Ultra Dousing Device é um pacote de água polivalente. Possui um tanque de água, duas alças e quatro bicos intercambiáveis. Também é mostrado tendo uma inteligência artificial e é capaz de se comunicar com Mario e qualquer outro personagem falando através do bico.

  • Squirt Nozzle: Permite a Mario desferir água em objetos ou inimigos. Este é o único bocal que também pode ser usado no modo sobre ombro. A pulverização de rotação pode ser combinada com o Giro para executar um salto de pulverização giratória.
  • Hover Nozzle: Este bocal permite que Mario fique no ar por cerca de 4 segundos, com uma altitude de aumento lento enquanto estiver em vigor. Quando Mario salta de Yoshi, F.L.U.D.D. terá automaticamente um tanque de água cheio e será equipado com o Hover Nozzle, independentemente das condições antes de Mario saltar sobre ele.
  • Rocket Nozzle: Permite que Mario suba em uma corrente de água pressurizada depois de carregar por um breve período de tempo. Ele cai sem se mover, embora ele não leve nenhum dano à queda. No entanto, ele não pode ser usado quando Mario está na água, então Mario tem que pular da água para executar o Rocket Nozzle em uma área de água.
  • Turbo Nozzle: Este bocal permite que Mario se mova rapidamente em terra ou água. Ele usa rapidamente uma grande quantidade de água quando usada em terra. Também permite que Mario atravesse portas laranja e verde, que de outra forma são imóveis.

Powerups

Cogumelos

  • Super Mushroom: São abundantes cogumelos que aumentam o seu tamanho e dobram sua resistência. Em alguns jogos, ele pode recobrar a vida.
  • 1-Up Mushroom: São cogumelos verdes que dão ao usuário várias vidas, permitindo que ele ressuscite ou volte da morte. Nos RPGs ele serve para recobrar o HP.
  • Mega Mushroom: É uma rara variedade de cogumelos que amplia o usuário, permitindo-lhes andar sobre e destruir tudo em seu caminho, incluindo os inimigos maiores e mais poderosos.
  • Rock Mushroom: Transforma Mario em Rock Mario. Quando recolhido, o chapéu e os macacões de Mario giram para a pedra, e dá-lhe a habilidade de transformar-se num pedregulho. Nesta forma, Mario pode rolar e saltar, danificando inimigos e grandes cristais roxos com itens dentro deles.
  • Bee Mushroom: É um cogumelo amarelo com manchas de cor marrom que dão a MArio forma de abelha. Ao adquirí-lo, Mario pode voar e dar ferroadas, além de ganhar habilidades de abelha.
  • Boo Mushroom: Um cogumelo com características de Boo, que da ao usuário as mesmas. Com ele, Mario pode voar, ser confundido com fantasmas e tornar-se intangível.
  • Life Mushroom: Um cogumelo vermelho com manchas amarelas em forma de estrela. Ao obte-lo, a energia do usuário é dobrada.
  • Propeller Mushroom: Muda as vestes de Mario e o da uma hélice, permitindo que ele controle a velocidade de suas quedas e dê pulos mais altos.
  • Spring Mushroom: Envolve Mario com uma mola, transformando-o em Spring Mario. Com ele, Mario pode pular muito mais alto.

Estrelas:

  • Invincibility Stars: Super Star e Rainbow Star tornam o usuário temporariamente invencível e invulnerável a todos os danos, podendo derrotar qualquer coisa apenas tocando-a e carregar pontos. A maioria dos projéteis ou inimigos que entram em contato com o usuário da Estrela enquanto é ativada são destruídos, danificados ou derrubados da tela. A Estrela também aumenta a velocidade do usuário consideravelmente.
  • Power Stars: Saõ artefatos cósmicos de grande poder e energia, com as quais Mario pode cruzar galáxias e abrir portais. Outros personagens usam para fins como alimentação energética, aumento de poder, criação de mundos e manipulação de energias cósmicas, embora Mario nunca tenha usado-as com esses fins. Existem variações das Power Stars que mudam suas cores, tais como as Green Stars e Red Stars.
  • Red Star: Uma estrela de aparência semelhante às Grand Stars. Com ela, Mario torna-se capaz de voar, e a cor de sua roupa é mudada para preto e vermelho.

Flores

  • Flor de Fogo: Com ela, o usuário pode manipular o fogo, permitindo que ele desfira esferas de fogo, com temperatura suficientemente alta para destruir metais instantaneamente.
  • Flor de Gelo: É semelhante à Flor de Fogo. Quando obtida, ele se torna Ice Mario e pode jogar bolas de gelo de suas mãos que podem congelar muitos inimigos de imediato.
  • Flor de Ouro: Quando são coletados, Mario se torna em Gold Mario e pode disparar bolas de fogo douradas que explodem e causam dano quando atingem blocos, inimigos ou paredes. Se os inimigos forem atingidos pelos projéteis, eles se transformarão em moedas. Mesmo chefes como Bowser podem ser transformados com isso.
  • Flor Bumerangue: Torna Mario em Boomerang Mario. Essa flor permite que ele atire uma quantidade infinite de bumerangues que causam dano no alvo.
  • Flor das Nuvens: São flores que transformam Mario em Cloud Mario, permitindo que ele manipule e crie nuvens que o acompanham. Com ela, Mario pode correr pelos ares.
  • Copy Flower: São flores duplas que, quando usadas, multiplicam o usuário em inúmeras réplicas idênticas de si mesmo.
  • Flor (SML): Uma flor semelhante à Flor de Fogo e de Gelo. Permite que Mario atire inúmeras esferas em alvos.
  • Speed Flowers
    • Speed Flower: Uma flor que, ao ser obtida, aumenta consideravelmente a velocidade de Mario, e reduzindo a velocidade do próprio tempo. Imagens residuais são deixadas para trás.
    • Slow Flower: Torna tudo mais lento, incluindo a passagem de metros, a contagem de tempo de técnicas e powerups e os inimigos.

Cape Feather: Uma pena encontrada em Super Mario World. Essa pena da a ele uma capa. Ao tê-la em uso, Mario pode correr e levantar voo, bem como aumentar e reduzir sua velocidade. Quando Mario agarra um, transforma-o em Cape Mario. Como Cape Mario, o jogador pode deslizar pelo ar, semelhante ao efeito Super Leaf em Super Mario Bros. 3. Se o jogador correr a toda velocidade antes de saltar para decolar, eles podem controlar o vôo com o controle.

Power Baloon: Temporariamente transforma Mario em Baloon Mario, dando a ele forma de um balão de Hélio, fazendo-o flutuar.

Vestes

  • Tanooki Suit: A veste concede as mesmas habilidades que o Super Leaf, com a habilidade adicionada de se transformar em uma estátua. Capaz de revelar certos blocos e quebrar alguns outros quando está em forma de estátua. O terno de Tanooki pode ser combinado com o P-Wing.
    • Tanooki Branco ou Tanooki Dourado: Uma variação da Tanooki, que ao adquirido, da a Mario a combinação de todas as habilidades do Tanooki e da Super Estrela, e incluindo invencibilidade por tempo ilimitado.
  • Hammer Suit: Este item transforma Mario em Hammer Mario, o que lhe dá a capacidade de jogar martelos. Ele também ganha uma concha à prova de bola de fogo quando esquiva, mas perde sua capacidade de deslizar para baixo colinas.
  • Bonés
    • Metal Cap: É um acessório que pode transformar o Mario em Metal Mario, o que o torna invulnerável e extremamente pesado. Com ele, Mario não é afetado por névoa tóxica, e não pode se afogar. Ele também tem acesso a extremamente poderosos Ground Pounds.
    • Vanish Cap: É um boné que transforma Mario temporariamente em Vanish Mario. Nesta forma Mario pode andar através de cercas de metal e certas paredes.
    • Wing Cap: É um artigo que pode tornar Mario em Wing Mario, dando-o a capacidade de voar. Pode amortecer as quedas retardando as suas velocidades.
  • Traje de Pinguim: Torna Mario em Penguin Mario, dando a ele habilidades de pinguim e manipulação do gelo de forma semelhante à Flor de Gelo.
  • Lucky Bell: Torna Mario em Cat Mario, permitino que ele escale paredes e torne-se invencível. Também ganha moedas ao cair.
  • Super Leaf e P-Wing: Transforma Mario em Raccoon Mario, dando-lhe dá vôo infinito e a habilidade de rebater inimigos com sua cauda. Em Super Mario 3D Land, ele leva Mario ao fim do nível.
  • P-Acorn: Transforma Mario em P Flying Squirrel Mario. Concede a ele todas as habilidades de esquilo voador, adicionando pulos infinitos no ar.

Técnicas Notáveis

Pulos: A mais clássica e conhecida de suas técnicas, na qual ele é reconhecido como especialista.Pode usar essa técnica também para escapar de obstáculos e percorrer o caminho. Alguns jogos trazem variações dessa técnica.

  • Stomp: Mario toma impulso e salta sobre o inimigo, esmagando-o e/ou causando danos.
    • Super Pulo: Uma versão do pulo como forma de ataque, que aumenta a potência ao golpear o inimigo.
    • Ultra Pulo: Uma versão do pulo como forma de ataque, que aumenta a potência ao golpear o inimigo. Superior ao Super Pulo.
  • Wall Kick: O movimento é ativado saltando em uma saltando novamente ao colidir com a parede. Se feito em passagens estreitas, o personagem podem pular entre as paredes para subir em uma plataforma superior ou sobre um obstáculo.
  • Back Flip: Um mortal para trás que permite que Mario atinja rapidamente plataformas mais altas. Requerem movimento para executá-los, então eles não podem ser feitos em pequenas plataformas com facilidade.
  • Somersault: Um pulo que pode ser realizado quando estiver em movimento, para retornar ou ser usado como forma de esquiva. Sua altura é muito maior que pulos regulares, e pode facilmente desviar de ataques rápidos.
  • Long Jump: Mario agacha enquanto está em movimento e salta, pulando uma longa distância horizontal em alta velocidade.
  • Spin Jump: Quando usado, o usuário pode pular girando ou manter-se girando no pulo. Causa dano ao tocar inimigos.
    • Tornado Jump: Uma versão melhorada do Spin Jump, que o substitui.
  • Ground Pound: Quando usado, o personagem bate a extremidade traseira no chão, o que pode causar muitos resultados, entre eles, esmagar o que está abaixo.

Bolas de Fogo: Comumente visto nos RPGs, Mario desfere inúmeras bolas de fogo como ataque especial, que queimam o alvo. Há variações dessa técnica que podem mudar sua potência.

  • Orbe do Fogo: O ataque permite que Mario dispare bolas de fogo pequenas em um inimigo. Quando usado contra um inimigo feito de fogo, o ataque do Orbe do Fogo não causa nenhum dano.
    • Super Chamas: É uma versão mais poderosa da Orbe do Fogo, causando mais danos a um único inimigo. Quando usado, Mario lança uma série de grandes bolas de fogo em seu oponente.
    • Ultra Chamas: Quando usado, Mario dispara uma grande quantidade de bolas de fogo contra inimigos. Este ataque é mais forte do que a Orbe do Fogo e Super Chamas. Ao contrário dos outros dois ataques baseados em fogo, a Ultra Chama tem o potencial de causar danos a todos os inimigos.

Habilidades de Papel: Mario encontra quatro baús de tesouro pretos, que dão a Mario habilidades especiais para usar no mundo extra. Todas elas se baseiam no elemento Papel dos gráficos do jogo. São diversas habilidades que permitem moldar o seu formato para vários fins.

  • Modo Plano: Com a primeira habilidade, Mario é capaz de dobrar-se para um avião de papel em determinados pontos, permitindo-lhe sobrevoar grandes lacunas.
  • Modo Papel: A segunda habilidade permite que ele se vire de lado, fazendo-o tão fino como papel, de modo que ele pode passar por passagens muito estreitas.
  • Modo Tubo: Com a terceira habilidade, Mario pode se enrolar, permitindo que ele role através de passagens baixas.
  • Modo Bote: Com a quarta habilidade, ele pode dobrar-se para um navio de papel em certas docas, permitindo que ele se mova sobre a água.

Flip Between Dimensions (寸法間のフリップ): Uma técnica que permite que ele escolha em que dimensão espacial estar, Mario passa de 2D para 3D, com o ponto de vista girando 90° no sentido horário na horizontal. Permite também que ele faça isso com seus oponentes.

Paperize (ペーパーサイズ): Uma habilidade que permite que o usuário altere a estrutura do mundo. É uma referência ao fato de que série se passa em livros no enredo. Quando utilizada, o usuário sai do "livro" e pode alterar o que está nas "páginas" desse livro, podendo adicionar, retirar e substituir os elementos presentes nele. Quando essa habilidade é usada, o tempo para.

Tattle: Usado em batalha, informa sobre o inimigo selecionado, listando seu nome, HP, poder de ataque, defesa, poder mágico, fraquezas, formas de se derrotar. Também pode ser usado em campo ou em qualquer local, dando informações gerais a respeito da natureza de indivíduos e objetos.

Galeria

Chave: Jogos de Plataforma | RPGs | Jogos 3D

Ligações Externas

  1. 1,0 1,1 1,2 Super Mario Wiki: The Mario Encyclopedia. Badges, Acessory, Clothing.

Outros

Vitórias notáveis: 

Derrotas notáveis:

Também no FANDOM