FANDOM

Não Canon.png

IntroduçãoEditar

A canonicidade é um assunto muito debatido nos debates ficcionais e boa parte do trabalho antes de um argumento ser lançado é descobrir se ele é canon ou não. Nesta página você vai entender qual o conceito de canonicidade abordado nesta Wikia, como usar eles para decidir como fazer um perfil e como analisar esse conteúdo de uma forma mais aberta.

A ideia de "oficial"Editar

Se você for perguntar para alguém o conceito de algo ser canon é bem provável que ele responda "é aquilo que é oficial", mas será isso mesmo ? Tecnicamente tudo o que é lançado legalmente sobre uma obra é oficial, porque para algo ser lançado de forma legal ou o produtor deve ter direitos sobre a franquia ou ter uma permissão de alguém que tem esses direitos. Sendo assim dizer que um produto é canon por ser oficial é algo muito sem sentido.

A ideia de "é o que pode ser debatido" Editar

Por algum motivo aquilo que é considerado "não canônico" é bem criticado em alguns grupos de debates. Muitas vezes se você for ver um vídeo de um combate envolvendo um personagem "canônico" e um personagem "não canônico" rapidamente pode ser visto diversas críticas por ter sido decidido este tipo de personagem "no-canon". O mesmo vale se você for em um grupo de debates e ver alguém defendendo uma obra usando "no-canon", rapidamente é criticado como se algo ser "no-canon" a torna algo impossível de ser usado em debates, ou pelo menos de forma justa.

Esse tipo de pensamento também é completamente sem sentido, afinal não é porque o personagem é "não-canônico" que ele não pode ser debatido, assim como não torna injusto uma comparação de "canônico" e "não canônico" e muito menos é injusto trabalhar utilizando obras "não canônicas". Todos esses personagens são ficcionais e todos podem ser comparados.

Dizer que algo é canônico quando pode ser debatido é algo completamente sem sentido, assim como rebaixar um personagem por ele "não ser canônico" também não fazer sentido.

A ideia do "relativismo dos mundos" Editar

Pessoalmente, este o modo como eu defino canonicidade. Não é algo absoluto que você pode pegar e dizer "isso é canônico e aquilo não". A canonicidade seria aquilo que é valido em relação a uma obra que serve de referência.

Vamos pegar uma franquia "X" como exemplo. Essa obra fez bastante sucesso e com isso diversos produtos foram criados o que trouxe a existência um universo expandido. Os principais Spin-Off's (Que não são sinônimos de Não Canônicos como muitos pensam, Spin-Off's podem tanto ser canônicos como não canônicos.) dessa franquia são o "W", "Y" e o "Z".

O produtor original diz que trabalha e continua a obra "X"' sem pensar que as outras três obras são parte desse universo. A obra "Y" por outro lado é "liberal" e considera todo o universo expandido como parte de seu desenvolvimento. A obra "Z" por outro lado considera apenas o "W" e obviamente o "X" como parte da sua história. Assim como o "W" considera apenas a obra "X" como parte do seu universo.

A canonicidade é algo completamente relativo para todas essas obras. Para o "X" nada além dele é canônico, para o "Y" tudo é canônico, para o Z temos apenas três obras canônicas e para o "W" apenas a obra oficial, além da própria "W", é canônica.

Sendo assim o certo não seria dizer o que é canônico de forma absoluta e sim o que é canônico com relação a uma obra de uma franquia.

As explicações de múltiplas realidades Editar

Muitas franquias, como Transformers, trabalham com a ideia de que todas as obras da franquia são canônicas. A diferença é que elas se passam em outros universos. Apesar de ser uma explicação comum na ficção, franquias como Dragon Ball usam isso para explicar certas obras como os filmes, poucas são as franquias que realmente fazem uma múltipla interação de suas obras.

Níveis de Autoridade Editar

Além disso ainda existem os níveis de canonicidade. Esta ideia hierárquica basicamente serve para resolver contradições entre informações de um mesmo universo. Basicamente dividimos informações em determinados níveis hierárquicos e caso duas informações entrem em uma contradição impossível de ser explicada e seja dito que ambas informações são referentes ao mesmo mundo.

  • Autoridade Primária:É o maior nível de autoridade de uma franquia. Esse nível é atribuído a escritores principais em casos de franquias editoriais (Marvel, DC, Archie e outras) e em casos de obras feitas originalmente por uma única pessoa (Como Dragon Ball, no caso o Akira Toryama) é considerado o detentor desse nível essa pessoa e no caso de Animes é considerado o Autor original. Em casos mais específicos, como em franquias Multi-Mídia em geral como Digimon ou Transformers, é praticamente impossível considerar algum tipo de autoridade superior em tudo, por isso todo o autor importante deverá ser considerado nesse nível.
  • Autoridade Secundária: Esse é o segundo nível da hierarquia. Neste nível estão editores chefes, roteiristas dos animes e semelhantes. Também estão incluídos adaptações não feitas diretamente pelos membros de produção originais, mas que ainda tem alguma influência e conhecimento sobre a produção geral (Como o mangá de Dragon Ball Super).

Padrão da Wikia Editar

Apesar de tudo isso, para está Wikia está decido um "padrão" para as obras e o que está fora dela deverá ser considerado Não-Canônico necessitando de uma informação dada no titulo do peril para qual versão o personagem é, como Goku (Dragon Ball GT).

Em muitos casos certas páginas não terão uma explicação sobre a canonicidade considerada desta obra na Wikia, nesses casos deverá ser aplicado o padrão básico da Wikia para canonicidade que será:

  • Será Canon a versão original da obra, por exemplo, se for um mangá o anime, jogos ou nada do tipo deverão ser usados como base a menos que a versão alternativa tenha sido desenvolvida pela equipe de produção oficial (Como Digimon Adventure Novel e Digimon Adventure PSP).
  • Será analisado as informações com base na linguá original, por exemplo, o filme "Digimon o Filme" é completamente diferente de "Bokura No War Game/Digimon Hurricane Touchdown!!/ Supreme Evolution!! The Golden Digimentals" então a versão americana deve ser completamente descartada e apenas a versão japonesa deve ser analisada.
  • Databooks são aceitos assim como perfis e informações sobre os personagens dados em sites oficiais e anúncios importantes dadas em algumas revistas.

Compostos Editar

Perfis compostos são a válvula de escape para regras de canonicidade. Nesse caso os personagens compostos são uma versão que considera todos os feitos máximos de todas as versões de um personagem. Não importa se existem incoerências ou se é afirmado 100000x não ser valido, o perfil apenas quer trazer tudo o que um personagem pode fazer independente das regras de canonicidade.

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Canonicidade

  • Canonicidade: Digimon

    11 mensagens
  • Definindo Canonicidade.

    86 mensagens
    • Opção 2: Eu, Matthew, Arthur, Luck100, LuFão/Bill, Kevyn Souza e Gabriel(???) (6, possivelmente 7 de 7) Aeeeee, SÓLAMUS!
    • SIm Grabriel, versões de universos alternativos serão feitas desde que tenha no titulo da página o nome do universo alternativo. Obrigado p...

Também no FANDOM

Wiki aleatória