FANDOM

Não Canon

IntroduçãoEditar

Na mídia, a canonicidade é um método de criação de regras de autores, que trata da aceitação de uma obra como oficial ou não. Esse assunto é muito debatido entre a mídia, sendo em boa parte, lançamento de argumentos sobre algo ser canônico ou não. Aqui você poderá entender como tratamos a canonicidade nesta wiki, para entender a forma ideal de criar um artigo com base no cânone, e como analisar esse conteúdo de uma forma mais aberta.

A ideia de "oficial"Editar

Muitas vezes, "canônico" é levado como sinônimo de "oficial".

Todavia, tudo o que é lançado legalmente sobre uma obra pode ser considerado oficial, pois, para algo ser lançado de forma legal, ou o produtor deve ter direitos sobre a franquia, ou ter uma permissão de alguém que tem esses direitos.

Desse modo, tomar "canônico" como sinônimo de "oficial" é muitas vezes um raciocínio falho.

A ideia de "é o que pode ser debatido"Editar

De modo geral, uma obra considerada não-canônica é criticada por vários grupos de debates, que na maioria das vezes consistem em argumentos baseados nas seguintes premissas:

  1. X não é canônico;
  2. Logo, X é inválido.

Isso ocorre tanto em grupos de debates quanto em vídeos. Postagens que envolvem personagens não-canônicos rapidamente são criticadas, como se não canônico fosse sinônimo de indiscutível.

Esse tipo de raciocínio também não se sustenta, pois o cânone não tem relação com poder ser debatido ou não, de modo que não há injustiça uma comparação de canônico e não-canônico, muito menos é trabalhar utilizando obras não-canônicas. Independente disso, todos esses personagens são fictícios e podem ser comparados.

Dizer que algo é canônico quando pode ser debatido é algo insustentável, assim como rebaixar um personagem por ele não ser canônico.

A ideia do "relativismo dos mundos"Editar

Segundo essa ideia, a canonicidade seria aquilo que é valido em relação a uma obra que serve de referência.

Vamos pegar uma franquia X como exemplo. Essa obra fez bastante sucesso e com isso diversos produtos foram criados o que trouxe a existência um universo expandido. As principais histórias derivadas (que não são sinônimos de não canônicos como muitos pensam, spin-offs podem tanto ser canônicos como não canônicos) dessa franquia são o W, Y e o Z.

O produtor original diz que trabalha e continua a obra X sem pensar que as outras três obras são parte desse universo. A obra Y por outro lado é "liberal" e considera todo o universo expandido como parte de seu desenvolvimento. A obra Z por outro lado considera apenas o W e obviamente o X como parte da sua história. Assim como o W considera apenas a obra X como parte do seu universo.

A canonicidade é algo completamente relativo para todas essas obras. Para o X nada além dele é canônico, para o Y tudo é canônico, para o Z temos apenas três obras canônicas e para o W apenas a obra oficial, além da própria W, é canônica.

Sendo assim o certo não seria dizer o que é canônico de forma absoluta e sim o que é canônico com relação a uma obra de uma franquia.

As explicações de múltiplas realidades Editar

Muitas franquias, como Transformers, trabalham com a ideia de que todas as obras da franquia são canônicas. A diferença é que elas se passam em outros universos. Apesar de ser uma explicação comum na ficção, franquias como Dragon Ball usam isso para explicar certas obras como os filmes, poucas são as franquias que realmente fazem uma múltipla interação de suas obras. Outras obras como Mario trabalham sem um cânone oficialmente aceito.

Níveis de Autoridade Editar

Ademais, ainda há níveis de canonicidade. Esta ideia hierárquica serve para resolver contradições entre informações de um mesmo universo. Dividimos informações em determinados níveis hierárquicos e caso duas informações entrem em uma contradição impossível de ser explicada e seja dito que ambas informações são referentes ao mesmo mundo.

  • Autoridade Primária: É o maior nível de autoridade de uma franquia. Esse nível é atribuído a escritores principais em casos de franquias editoriais (Marvel, DC, Archie e outras). Em casos de obras feitas originalmente por uma única pessoa (como Dragon Ball, no caso, Akira Toriyama), essa pessoa é considerada a detentora desse nível. No caso de Animes é considerado o autor original. Em casos mais específicos, como em franquias multimídia em geral (como Digimon ou Transformers), é praticamente impossível considerar algum tipo de autoridade superior em tudo, por isso todo o autor importante deverá ser considerado nesse nível.
  • Autoridade Secundária: Neste nível estão editores chefes, roteiristas dos animes e semelhantes. Também estão incluídos adaptações não feitas diretamente pelos membros de produção originais, mas que ainda tem alguma influência e conhecimento sobre a produção geral (como o mangá de Dragon Ball Super).

Padrão da Wiki Editar

Apesar de tudo, para está wiki está decidido um "padrão" para as obras, e o que está fora dela deverá ser considerado não-canônico, necessitando de uma informação dada no titulo do artigo para qual versão o personagem é, como Goku (Dragon Ball GT).

Em muitos casos, certas páginas não terão uma explicação sobre a canonicidade considerada desta obra na wiki. Nesses casos deverá ser aplicado o padrão básico da wiki para canonicidade:

  • Será canônica a versão original da obra. Por exemplo, se for um mangá, o anime, jogos ou nada do tipo deverão ser usados como base a menos que a versão alternativa tenha sido desenvolvida pela equipe de produção oficial (como Digimon Adventure Novel e Digimon Adventure PSP).
  • Serão analisadas as informações com base na linguá original. Por exemplo, o filme "Digimon o Filme" é completamente diferente de "Bokura No War Game/Digimon Hurricane Touchdown!!/ Supreme Evolution!! The Golden Digimentals". Desse modo, a versão americana deve ser completamente descartada e apenas a versão japonesa deve ser analisada.
  • Databooks são aceitos assim como perfis e informações sobre os personagens dados em sites oficiais e anúncios importantes dadas em algumas revistas.

Perfis CompostosEditar

Perfis compostos são a válvula de escape para regras de canonicidade. Nesse caso os personagens compostos são uma versão que considera todos os feitos máximos de todas as versões de um personagem. Não importa se existem incoerências ou se é afirmado 100000x não ser valido, o artigo apenas quer trazer tudo o que um personagem pode fazer independente das regras de canonicidade.

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Canonicidade

  • Canonicidade: Digimon

    11 mensagens
  • Definindo Canonicidade.

    86 mensagens
    • Opção 2: Eu, Matthew, Arthur, Luck100, LuFão/Bill, Kevyn Souza e Gabriel(???) (6, possivelmente 7 de 7) Aeeeee, SÓLAMUS!
    • SIm Grabriel, versões de universos alternativos serão feitas desde que tenha no titulo da página o nome do universo alternativo. Obrigado p...